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María Isabel Giraldo

PROPOSTA DIDATICA DE ENSINO DE HISTORIA DO DESING E DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO NA CIDADE DE MEDELLÍN, COLÔMBIA: USO DAS SELFIES E O FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE APROPRIAÇÃO PATRIMONIAL
María Isabel Giraldo Vásquez
Mnt. em História UFMT

Esta proposta mostra o resultado da aplicação de didáticas de aula para o ensino da história do design, do patrimônio arquitetônico e de valores estéticos populares durante o final do século XIX e início do XX na cidade de Medellín- Colômbia. O estudo de caso inclui a análise de estratégias didáticas de ensino no curso de História do Design oferecido como disciplina obrigatória para os estudantes do programa de graduação em Design Visual da Fundação Universitária Bellas Artes, instituição com uma trajetória de mais de 100 anos na educação em artes visuais e música na cidade de Medellín, Colômbia.
Se propõe, apresentar uma ação didática específica, considerada com sucesso. O desenvolvimento do exercício acadêmico começou a partir dos questionamentos como professora de História do Design para encontrar estratégias e ferramentas de ensino que conseguissem gerar empatia, conexões sensíveis e relacionamentos significativos com a vida dos estudantes e cativá-los no exercício da pesquisa, observação e compreensão das dinâmicas populares que constroem e constituem a história e o património material e imaterial de uma cidade (RUSEN, 1994, p 3-26) Esta abordagem metodológica significa conceber o património cultural como uma entidade viva, ativa e crítica em relação ao presente. Uma das principais dificuldades encontradas é a percepção de que os cursos de história correspondem apenas a uma dimensão teórica e narrativa da história, e não ativa e dinâmica em relação ao presente. O problema é agravado ao entender que o perfil do programa de Design Visual da Fundação Universitária Bellas Artes, assim da maioria dos perfil dos programas de graduação relacionados com design da cidade preferem o desenvolvimento de habilidades práticas e técnicas, não críticas, nem de investigação ou teóricas.
A proposta do exercício acadêmico, tem como objetivo interligar as novas formas de comunicação dos jovens estudantes, as facilidades que atualmente se têm para a fotografia com o uso de celulares e a massificação das redes sociais como mecanismo de comunicação primário dos alunos com o patrimônio na cidade, utilizando estas facilidades como ferramenta para o reconhecimento da cidade como espaço gerador de memória coletiva.  Além disso, pretende-se estabelecer um diálogo entre as aplicações tecnológicas utilizadas pelos alunos (a exemplo do Facebook) e as experiências populares da e na cidade. Foi proposto um jogo visual articulado entre fotografia patrimonial e fotografia contemporânea. O conhecimento da cidade e a concepção do espaço como patrimônio arquitetônico popular fazem entender que, quando se fala do popular neste exercício, pretende-se que os estudantes se assumam como parte da cidade, identifiquem o espaço e se reconheçam dentro dele como agentes que possibilitam trocas, experiências, transformações e mutações.
Embora o exercício não trabalhou sob nenhuma corrente pedagógica particular, se poderia dizer que ele é moldado e ligado à metodologia da investigação-ação-participação (IAP), proposta pelo sociólogo colombiano Orlando Fals Borda (BORDA,1991), que sugere gerar experiências de ligação com o conhecimento dos contextos sociais por parte dos sujeitos de investigação, de modo tal que sejam eles mesmos a construir um conhecimento de acordo com seus interesses e possibilidades. A metodologia de Fals Borda é pesada sobre “as realidades colombianas, mediante a observação e catalogação metódica dos fatos sociais locais, sim perder de vista a dimensão universal da ciência” (CATAÑO, 1987, p 88). Assim, o pesquisador - e o professor, por analogia -, é basicamente um mediador no conhecimento específico dos contextos culturais do sujeito-objeto de estudo. Borda, na sua metodologia permite não só o conhecimento cientifico exato de dados ou informações, mas também permite a participação e a geração de experiências diretas, trabalhando assim a função social em este exercício: a aprendizagem e o reconhecimento do patrimônio e a cultura popular em Medellín- Colômbia e o estabelecimento de relações entre o passado e o presente para a geração de uma memória coletiva.
O trabalho foi realizado assim: através de um desafio se logra conectar aos estudantes com as dinâmicas populares da cidade. Este desafio consiste em publicar semanalmente durante todo o semestre no Facebook uma foto antiga de um espaço medianamente reconhecido da cidade de Medellín, depois, os estudantes tem uma semana para tentar reconhecer o lugar, obter algum tipo de informação sobre ele (antiga e recente) e visita-lo, tirar uma “selfie” mostrando o espaço atual e publica-la no Facebook. Na seguinte semana durante a aula, o estudante conta para a sala inteira a sua experiência e as suas averiguações (que incluem usualmente leituras na internet sobre o lugar, informações e histórias transmitidos pelas suas famílias, e as vezes, contos e lendas dos moradores daqueles espaços), e o professor termina de completar a informação trazida pelo aluno e resolve das dúvidas trazidas pelo estudante ou as questões que aparecem durante a explicação na aula. O desafio finaliza com pontos extra para o estudante que completou o desafio primeiro e o reconhecimento público de forma lúdica durante a aula. O exercício não é de obrigatória participação dos alunos da turma e sempre é de caráter optativo, participar ou não e uma escolha do estudante.
Como resultado desta experiência ao final do semestre os estudantes mesmos geram as conclusões sob o exercício, eles reconhecem uma aprendizagem e reconhecimento do patrimônio e da cultura popular em Medellín do final do século XIX e início do XX; estabelecem conexões com as aulas teóricas e a vida pratica da cidade, geram pensamento crítico em relação aos eventos populares que permitem o estabelecimento de relações entre passado e  presente para acrescentar  uma memória coletiva, viva e dinâmicas da sua cidade e participam da construção da memória social e coletiva da cidade que habitam.

Referências bibliográficas:
CATAÑO, Gonzalo. Ciencia y compromiso. En torno a la obra de Orlando Fals Borda. Bogotá, Asociación Colombiana de Sociología, 1987.
FALS, Orlando. Acción y conocimiento: rompiendo el monopolio con la IAP. Bogotá: Rahman, 1991.
FALS , Orlando. Historia doble de la Costa, 4 Vols. Bogotá, Carlos Valencia Editores, 1979-1986
RÜSEN, Jörn. ¿Qué es la cultura histórica?: Reflexiones sobre una nueva manera de abordar la historia. [Unpublished Spanish version of the German original text in K. Füssmann, H.T. Grütter and J. Rüsen, eds. (1994). Historische Faszination. Geschichtskultur heute. Keulen, Weimar and Wenen: Böhlau, pp. 3-26], 2009. Disponível em: http://www. culturahistorica.es/ruesen/cultura_historica.pdf . Acesso em 19 abr. 2016.



Um comentário:

  1. Olá Maria Isabel. Muito interessante a sua pesquisa, achei uma proposta diferente, agrega aos estudos a possibilidade de investigação de construção do conhecimento, indo além de apenas processar as informações passadas pelo professor. Gostaria de saber qual foi o grau de envolvimento da turma, já que a participação era facultativa? E qual a sua avaliação do uso dessa metologia?

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