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Gerson Buczenko

ENSINO DE HISTÓRIA E MUDANÇA CLIMÁTICA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
Gerson Luiz Buczenko
Doutorando em Educação Tuiuti, PR

Introdução
O presente artigo é resultando de uma atividade realizada em sala de aula, durante as aulas de História, com alunos do 8º ano do Ensino fundamental, de uma escola particular localizada no município de Campo Largo, Paraná. O objetivo geral inicialmente estabelecido foi de conhecer o conceito de mudança climática e sua relação com o ensino de História na atualidade. Como objetivos específicos foram elencados: conceituar mudança climática; relacionar o conceito de mudança climática com o ensino de História; analisar os posicionamentos dos alunos em relação a temática por meio de produções de texto, realizadas em sala de aula. É importante salientar de início que o planeta Terra sofreu várias mudanças climáticas naturais, ou seja, sem a interferência humana, como ocorrem na atualidade.

Mudança Climática
Segundo a Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (APOENA, 2017), mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima do planeta pelo acúmulo de alguns tipos de gases, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) na atmosfera. Esses gases emitidos em quantidade excessiva há pelo menos 150 anos, aproximadamente, desde a segunda fase da Revolução Industrial, ocorrida no período entre 1860 e 1900, marcada pela industrialização da Alemanha, França, Rússia e Itália, bem como, pelo emprego do aço, energia elétrica, combustíveis derivados do petróleo, invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos de alta complexidade química, marcaram de forma indelével a presença humana no planeta com sérias consequências para a natureza, por meio da queima de combustíveis fósseis, a exemplo do petróleo e carvão, do uso inapropriado da terra com a conversão de florestas e da vegetação natural em pastagens e plantações, em nome da riqueza do agronegócio e de intensa urbanização em nome do progresso das cidades. O ser humano transformou a natureza e a si mesmo, carreando assim, inevitáveis consequências para o planeta.
Os gases acima mencionados, também chamados gases de efeito estufa, constituem uma uma espécie de cobertura na atmosfera, que impede que os raios solares que incidem sobre o planeta Terra, sejam emitidos de volta ao espaço, acumulando, assim, calor e provocando o aumento da temperatura na superfície do planeta, assim como ocorre, por exemplo, numa estufa de plantas. Estes gases que sempre estiveram presentes na composição da atmosfera, em razão das próprias manifestações climáticas de ordem natural, mas em razão da ação do ser humano, estima-se que há atualmente acúmulo de cerca de 30% a mais do que havia antes da Revolução Industrial, e a sua emissão continua sendo acrescida, apesar dos acordos mundiais do clima, o que tem alterado sobremaneira as condições climáticas.

Significância Histórica - uma breve abordagem
Significância histórica segundo Barton e Levstik (2001), é uma construção social e também uma construção política, fato que explica a seleção de determinados conteúdos em currículos. O fato de selecionar-se um conteúdo do passado, ou seja, atribuir-lhe um significado diferenciado, colocando-o em destaque, explicita a relação que pode existir entre o conteúdo abordado e a relação com outros fatos. Assim, para o Historiador, a significância de determinado conteúdo histórico, ganha um sentido maior uma vez que se tem como objetivo principal o aprendizado histórico, que acrescido da significância, estimula a formação de uma consciência histórica.       
Para Santos (2012, p. 764), a significância histórica pode ser relacionada, no senso comum, com a ideia de importância ou relevância, ao significado que se atribui a um evento, personagem ou processo histórico. Desse modo, a significância atribuída à História permeia toda a interpretação, compreensão, seleção e avaliação das situações. Os alunos em sala de aula estão sempre sujeitos à significância histórica nas suas diversas fases de escolaridade. No entanto, quando desconstituída de significado, a História se torna algo desconectado da realidade para o aluno. Assim, a significância histórica, tem um papel preponderante no sentido de despertar o interesse, a curiosidade, a conexão e o entendimento dos fatos históricos, que a partir desse momento fazem a História ter um sentido, possibilitando também a orientação entre passado e o presente e novas perspectivas de futuro. Nesse sentido, em razão da emergência do conteúdo mudança climática, que está diretamente conectado à ação do homem sobre o meio ambiente, deve adquirir significância histórica para as futuras gerações, uma vez que os reflexos de descaso com a natureza em nome de um progresso desenfreado será fortemente sentido no futuro, que já se avizinha.

Mudança Climática em sala de aula
A abordagem da temática em sala de aula, com alunos do 8º ano, deu-se de forma indireta, primeiramente com a exposição de filme – documentário que trata da questão intitulado “Lixo Extraordinário”, narrado por Vik Muniz, no qual retrata-se a vida de pessoas que trabalham com o lixo no estado do Rio de Janeiro. A abordagem foi finalizada com várias reflexões por parte dos alunos como: a produção do lixo em razão da sociedade do consumo; a valorização do ser humano na sociedade do imediatismo, entre outras. Em seguida, foi exibido o filme intitulado “Uma verdade inconveniente”, narrado por Al Gore, que concorreu a eleição para presidente dos EUA e foi derrotado por George W. Bush, no ano de 2000. O filme trata diretamente sobre as mudanças climáticas de forma muito didática e sobre seus efeitos em relação ao planeta terra, bem como, aos seres humanos. O filme foi muito impactante para os alunos, em razão, principalmente, da pouca divulgação da temática, vista por muitos ainda como algo sem importância.
Após a exibição do filme, da mesma forma que no filme anterior estimulou-se o debate em sala com os alunos, sobre a temática mudança climática e seus efeitos para a vida humana no planeta, e ao final, solicitou-se uma produção de texto sobre o tema trabalhado, cujos resultados foram avaliados buscando-se a significância histórica dessa temática para os alunos, expressa em suas reflexões. Foram avaliados ao todo vinte textos produzidos pelos alunos em sala de aula, com um resultado muito satisfatório em relação ao aprofundamento da temática por parte dos alunos e sua correlação com a história da humanidade. Optou-se assim pela transcrição de parte de uma das produções de texto, que materializa o pensamento dos adolescentes em relação à mudança climática.
“Quem são os culpados pelo tão falado aquecimento global, pelo aumento da temperatura, do nível do mar, das taxas de emissões de carbono? Sim, somo nós, e esse é o mundo em que queremos viver? Nós mesmos somos responsáveis por tudo isso, com nossas atitudes, que mesmo parecendo bobas influenciam nas alterações climáticas.  A. F. 13 anos”.
           
Considerações Finais
Assim, verifica-se que foi possível atingir o objetivo geral inicialmente estabelecido, de conhecer o conceito de mudança climática e sua relação com o ensino de História na atualidade, e ainda proporcionar significância histórica à temática, em razão da emergência de sua abordagem na atualidade, para os alunos do 8º ano do ensino fundamental. E, em relação à pergunta de pesquisa proposta, de posse das produções de texto dos alunos e alunas, foi possível verificar a relação entre passado e presente realizada pelos estudantes, e nessa relação também os questionamentos em razão da atuação humana sobre a natureza, de forma danosa, que acabou por modificar também o próprio ser humano.
           
Referências Bibliográficas
ASSOCIAÇÃO EM DEFESA DO RIO PARANÁ, AFLUENTES E MATA CILIAR (APOENA). Mudança climática. Disponível em: <http://www.apoena.org.br/especiais-detalhe.php?cod=172>. Acesso em: 26 fev. 2017.
BARTON, Keith; LEVSTIK, Linda. Explicações da significância histórica em
alunos do ensino básico
. O Estudo da História, n. 4, p. 207-236, 2001.
SANTOS, Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos. O conceito de passado e sua
significância histórica para professores de história e os livros didáticos recebidos no PNLEM
. Antíteses.v.5.n10, p. 761-782, jul./dez. 2012.
UMA VERDADE INCONVENIENTE. Direção: Paramount Classics. Produção: Lawrence Bender; Laurie David. Paramount Pictures, 2006. 1 Documentário (96min), color., 35mm.
LIXO EXTRAORDINÁRIO. Direção: Lucy Walker. Produção: Angus Aynsley, Hank Levine. 2009. 1 Documentário (99min), color., 35mm.



4 comentários:

  1. Boa noite Gerson. Primeiramente parabéns pelo trabalho. Eu estava justamente querendo tratar sobre essa questão das mudanças climáticas na sala de aula e não encontrava nenhum meio de introduzir, sem dúvida ao ler seu texto, me abriu portas de como tratar esse importantíssimo tema. Gostaria de saber como foi a reação dos alunos ao estudar um conteúdo típico de geografia na disciplina de história e de onde partiu a ideia de tratar desse tema, sendo que, é escasso os materiais sobre o mesmo na abordagem do ensino da história.
    Grato. Wallysson Klebson de Medeiros Silva.

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    1. Olá Wallysson. Tudo bem. Muito obrigado pelas suas observações, a ideia teve início quando me deparei com a História Ambiental, mais precisamente com um Artigo do Prof. José Augusto Pádua sobre as bases teóricas da História Ambiental, a partir daí o meu olhar para o meio ambiente passou a ser diferente. O Prof. Pádua sempre afirma que toda a História é uma História Ambiental, em função da relação histórica do ser humano com a natureza. Esse contato com a História Ambiental, aconteceu no mesmo momento que passei a investigar a Educação Ambiental no Doutorado em Educação. Assim, acabei por desenvolver uma pesquisa em Educação Ambiental e em paralelo, acompanho os avanços da História Ambiental. Acho muito legal e tem muito para se investigar sobre esse campo do conhecimento, seja na História e creio que na própria Geografia. A reação dos Alunos foi de aceitação da proposta o que inclusive gerou um debate interessante em sala de aula, sobre essa relação histórica com a natureza, que possibilitou ainda a conexão com o debate atual das mudanças climáticas e o comportamento das lideranças mundiais à época, 2016,inclusive do próprio Brasil.
      Um Abraço.
      Muito Obrigado.

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  2. Boa Tarde Gerson. Gostei muito do seu trabalho, primeiro porque o aquecimento global é um fato, e depois por causa da atual conjuntura política que vivemos no nosso país. Trabalhar esse tema na sala de aula, deve ter sido um desafio enorme, atualmente qualquer coisa que questione a lógica do sistema, automaticamente transforma o professor em um doutrinador.
    Gostaria de saber se você encontrou alguma dificuldade em relação a recepção dos alunos com esse tema, se eles realmente identificaram a sua intenção e a necessidade de estudar sobre o assunto?

    Ótimo Trabalho!!

    Luciano Pereira de Souza Júnior
    Graduando em História - UFMS

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  3. Olá Luciano. Tudo bem. Agradeço pelas observações, a introdução da temática levou um certo tempo, principalmente em razão da utilização dos documentários, fundamentais para o debate sobre a relação do ser humano com a natureza, e creio que constituíram-se como a peça chave para a abordagem da temática. Após o documentário uma Verdade Inconveniente, a reação dos alunos foi de interesse pelo assunto e também de muita preocupação com o futuro do planeta, uma vez que, as mudanças climáticas são percebidas de forma muito clara nos dias atuais, até mesmo pelos mais jovens. Fique muito entusiasmado com os resultados.Creio que poderia ter dado continuidade com algumas saídas externas à escola, para mostrar in loco algumas transformações da cidade em detrimento da natureza, principalmente em relação aos Rios que cortam a cidade, e que, infelizmente, foram manipulados pela ação humana em nome de um progresso doentio patrocinado pelo capital.Mas não foi possível, em razão da falta de tempo e a pressão dos novos conteúdos. Porém, é uma temática interdisciplinar que poderia ser contemplada por todas as disciplinas e movimentar todo o coletivo da escola, somando-se a História Ambiental , a Educação Ambiental, a Geografia, a Arte e outras disciplinas.
    Um Abraço.
    Muito Obrigado.

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