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Ana Pasquali e Brune Meleck

FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: COMO EXPLICAR A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Ana Letícia Pasquali Kziozek
Bruna Brandel Meleck
UNESPAR/União da Vitória

Este artigo busca discutir o uso de novas tecnologias nas aulas de história como métodos de ensino, buscando uma maneira de transformar uma aula ou conteúdo que é entendido como exaustivo em algo prazeroso, trazendo aos alunos uma socialização e uma compreensão do conteúdo de maneira clara.
Segundo Nascimento (2008) para melhorar a educação o professor deve-se utilizar de todos os recursos tecnológicos que estejam ao seu alcance, e ressalta ainda como o papel do professor é fundamental, pois é ele quem contextualiza, e elabora os métodos de conhecimento.
Em maior parte, os autores que trabalham com essa temática concordam que o uso de recursos auxilia no processo de aprendizagem, sendo que este deve estar ligado ao contexto das aulas. Mas o professor necessita preparar uma aula elaborada, fazendo com que os alunos percebam a importância do uso das tecnologias como complemento do conteúdo, entendendo que o mesmo não é somente uma diversão.

O cinema e a sala de aula
Para demonstrar que o filme tem um objetivo específico, e que faz parte do conteúdo, o professor necessita trazer aos alunos uma percepção e conhecimento do mesmo, produzindo uma aula que tenha um caráter de socialização, procurando que os alunos discutam entre si sobre o que assistiram e relacione o que foi trabalhado como conteúdo. Mas como o professor pode utilizar o filme?  Que filmes utilizar?
Primeiramente o professor precisa selecionar filmes que sejam apropriados para a faixa etária em que irá lecionar, tendo eles linguagens de fácil acesso para os alunos, e que atendam a maioria do conteúdo que está sendo discutido, para que não se torne algo solto no ar, e uma mera diversão sem conhecimento. Observando que o cinema nas aulas aproxima os alunos de situações, fatos, do passado e do presente, podendo assim fazer diversas ligações sobre ambos.
Em um segundo momento precisa observar como irá utilizar esses filmes, ou seja, selecioná-los de acordo com o momento, pesquisar como o filme está inserido no tema trabalhado e também perceber que suas aulas não precisam ser todas baseadas em filmes para explicitar o conhecimento de forma mais aprofundada. Portanto precisa saber utilizar-se do cinema de forma saudável, nem sempre como única tentativa de abordagem mais ampla do conhecimento.
E que filmes podem ser utilizados? Primeiramente o professor precisa assistir ao filme que levará para a sala de aula, para observar se atende as suas expectativas, e que não se torne algo cansativo para os alunos fazendo com que não entendam o que o professor queria repassar, buscar filmes que possuam som e imagem de qualidade também é importante. Antes de passar o filme o professor precisa explicar aos alunos o porquê usar desse meio, e sempre buscar meios de questionar o que o filme reproduz, como em que parte está ligado ao conteúdo, ou o que ele significou para cada aluno, isso pode ser trabalhado de maneira individual ou coletiva, em forma de questões abertas ou escritas.
Por exemplo, para um professor trabalhar a Segunda Guerra Mundial, precisará levar filmes que explorem os acontecimentos da guerra, e também dos campos de concentração que existiram durante a mesma, estes que foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas, principalmente judias. Quais os filmes que ele pode buscar? Vê-se que há vários filmes que estão discutindo este acontecimento, e trabalhando alguns conceitos que podem ser debatidos. Um deles é o filme “A vida é bela”, filme baseado em uma história real, e lançado em 1999. No qual um menino e seu pai são mandados para um dos campos de concentração, e o pai luta para esconder o menino dos soldados, falando a ele que tudo é um jogo e que eles precisam vencer. Com esse filme o professor pode trabalhar o conceito de cotidiano, discutindo com os alunos como era a vida do menino no campo, entre outras questões.
Pode ser trabalhado também o filme “O menino do pijama listrado”, lançado em 2008, e que é baseado em fatos verídicos, traz a história de um menino filho de um general do exército alemão que faz amizade com outro menino que vive no campo de concentração, o mesmo pode ser discutido como conceito de infância, como as crianças que viviam nos campos trabalhavam, brincavam, a discussão pode ser bem elaborada.
Outro filme interessante, que traz uma reflexão sobre a Segunda Guerra Mundial, é o filme “A lista de Schindler”, também baseado em fatos reais, lançado em 1993, que conta a história de uma fábrica de utensílios, onde muitos judeus trabalharam durante as perseguições na Segunda Guerra Mundial, e por isso foram salvos, pois o dono Oskar Schindler, conseguiu mantê-los longe do exército alemão. Com esse filme poderá ser discutido o conceito de trabalho, como era feito e quem era responsável pelo mesmo, pode-se ainda ligar aos dias atuais, e como são as funções de trabalho.
             
A música e a sala de aula
Como o aluno pode construir seu conhecimento histórico através da música?
Existem inúmeras possibilidades de utilizar a música como recurso didático no ensino de história. E ao analisá-la o professor deve relacioná-la com o meio social em que o aluno está inserido, para facilitar o entendimento do aluno ao questionar os motivos que levaram o professor escolher a música em específico, e qual a relação da história com a música que toca até nas rádios.
A música pode estar relacionada com fatos breves ou eventos sociais. Para estudar a Segunda Guerra Mundial, pode-se utilizar das traduções das músicas do álbum “Heroes” da banda Sabaton, em que todas as músicas refletem sobre acontecimentos da guerra. Como na música Hearts Of Iron, em que retrata sobre o término da guerra:
veja o Reich em chamas, tentar salvar Berlim em vão, é uma estrada através da morte e da dor, na outra margem, está o fim da guerra, quem poderia ter acreditado, parece que nada foi conquistado, basta andar um dia, ir até o fim, as frentes estão se fechando, à medida que o fim está próximo, o 12° exército interfere, abrindo uma rota, tirando as pessoas, suas forças estão espalhadas, é o fim da guerra.
 Este é apenas um exemplo dentre várias músicas que podem ser utilizadas.

A história em quadrinhos e a sala de aula
A história em quadrinhos pode ser uma ferramenta importante para aproximar a vida escolar do cotidiano do aluno. Os quadrinhos apresentam uma forma de comunicação visual e verbal, facilitando uma nova forma de ver e ler o conteúdo, e de obter com maior peculiaridade a atenção dos alunos.
Para entender a Segunda Guerra Mundial através de história em quadrinhos é recomendável a utilização do livro “MAUS” de Art Spiegelman. O livro é baseado em fatos reais, e conta como foi a trajetória enfrentada pelos judeus na época. Através de desenhos os judeus são representados como ratos, os alemães como gatos, os americanos cachorros, e os poloneses como porcos. Com auxílio do livro o professor encontra a oportunidade de mostrar através de ilustrações desde como ocorreu a invasão na Polônia, até como funcionava a vida dentro de Auschwitz.

Considerações finais
Nenhuma das metodologias tratadas acima pretendem ser únicas, apenas são opções diversas para facilitar a eficácia do ensino de história dentro da sala de aula. E não existem regras quanto as suas utilizações, o professor escolhe a maneira que tem maior aptidão e facilidade de aplicar junto aos os conteúdos. O intuito do artigo é auxiliar os docentes que buscam novos recursos para levar aos alunos.

Referências:
GÓES, Priscilla da Silva. A utilização da música nas aulas de história com os alunos do 8º ano. V Colóquio internacional “Educação e contemporaneidade”, 2011, São Cristovão- SE.
PALHARES, Marjory Cristiane. História em quadrinhos: Uma ferramenta pedagógica para o ensino de história. Paraná, Rede Pública do Paraná, 2008.

NASCIMENTO, Vera Lúcia. Cinema e Ensino de História:em busca de um final feliz. Revista Urutaguá- Revista acadêmica multidisciplinar- n.16- ago./set./out./nov. 2008- Quadrimestal- Maringá- Paraná- Brasil.

36 comentários:

  1. A maneira de ensinar história são diversas, a Segunda Guerra Mundial um assunto bem interessante, que como foi citado pode ser ensinado de várias maneiras minha professora de história, passava vários filmes como o citado "O menino do pijama listrado” e era uma forma que nos cativava e nos fazia compreender melhor, em seguida nos fazia refletir ,,as mídias são bem interessantes para o ensino de história o professor vai escolher os métodos, nos quais vai utilizar para ensinar.Gostaria de saber como nas escolas são utilizadas os meios tecnológicos para o ensino se é recorrente e como os professores fazem para que os alunos compreendam e sejam instigados o prazer pela história?
    Beatriz Oliveira Fontenele

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    1. Olá Beatriz!
      Então percebemos que hoje no Brasil nem todas as escolas tem o devido acesso a tecnologias e mídias, sendo assim o professor tem somente o livro didático como auxílio, sendo que nem sempre o mesmo atinge os objetivos esperados, aí então cabe ao professor a busca de meios que atendam seus objetivos e que tornem o ensino aprendizagem seja prazeroso, afinal para muitos alunos a aula de história é chata e somente o estudo de algo que já ocorreu sem nenhuma ligação com o presente, acredito que as tecnologias auxiliam muito nisso, e mesmo quando não se tem as mesmas o professor necessita buscar a sua maneira atingir seus objetivos.
      Ana Letícia Pasquali Kziozek

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  2. O uso de músicas nas aulas de História é realmente muito importante para o ensino dos alunos e alunas. Gostei da ideia de se trabalhar com a Segunda Guerra Mundial através das canções. Gostaria de saber, além dessas já citadas no texto, quais outras músicas seriam uma ótima opção para levar para sala de aula com essa temática?
    Morgana Lourenço

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    1. Cara Morgana, existem várias músicas que retratam a temática tratada acima, como por exemplo: Belsen was a gas – Sex Pistols, Angel of Death – Slayer, Pro brasileiro alemão é sopa – Natalino Cândido da Silva, Rosa de Hiroshima – Ney Matogrosso, One – Metallica, entre outras. Existem também alguns raps no youtube como este https://www.youtube.com/watch?v=uHKOiW4-7rw que são bem explicativos e podem contribuir bastante para o entendimento do aluno.
      Esperto ter ajudado,
      Bruna Brandel Meleck

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  3. Como você percebe as relações de poder nas representações cinematográficas? Como explicar para os alunos que existem vilões e mocinhos nos filmes, mas para a história existe certa representatividade?
    Anderson Carlos Meira Rodrigues, professor de história pela UFPE

    Anderson Carlos Meira R

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  4. Vocês colocaram em prática algum dos métodos citados na exposição do conteúdo, e se fizeram qual foi o resultado positivo ou negativo?
    Desculpe me pela repetição da publicação, não consegui excluir o primeiro comentário, faltou minha assinatura.
    Lucivaine Melo da Silva

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    1. Olá!
      Então nós não colocamos em prática os métodos citados, mas tomamos eles como exemplos da época em que fomos alunas, e nossos professores utilizaram esses meios de ensino, o quais foram importantes para o compreendimento do que era trabalhado. Portanto na época foram positivos para nós e acredito que para os nossos colegas também!
      Espero ter auxiliado!
      Ana Letícia Pasquali Kziozek

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  5. Lendo isso tudo me lembrei das aulas de história em que se um professor passava um filme significava para os alunos que era a "hora do descanso", pois os filmes eram "cansativos", ou "tristes demais" ou queria dizer que o professor estava com preguiça de dar aula, no final virava tudo uma perda de aula, já que ninguém se interessava. Minha pergunta é: como o professor de história deve trabalhar em uma situação como essa? Como fazer os alunos se interessarem pelo conteúdo abordado no filme e assim procurarem mais sobre a história?
    Julia Piovesan Pereira

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    1. Boa Tarde, sou professor e me utilizo de muitos filmes em sala de aula e em contra turno. Realmente muitos alunos pensavam que estes momentos eram de descanso e para conversas com colegas, porém, consegui utilizar os filmes para um aprendizado mais eficaz, quando passei a cobrar como uma das notas de avaliação (mesmo peso de provas) uma análise fílmica com questões previamente preparadas e a exigência de uma pesquisa para aliar ao conteúdo imagético apesentado e os resultados estão cada vez mais satisfatórios.
      Aristides Leo Pardo (tidejor@gmail.com)

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  6. Muito bom o uso de ferramentas para ensinar, inovando para sair do tradicional.
    De que maneira a utilização dessas ferramentas contribuem para o melhor aprendizado dos alunos ?
    Adenilson dos Santos

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    1. Adenilson, acredito que o auxilio de ferramentas tecnológicas tende sempre acrescentar a aula, despertando o interesse do aluno e por consequência melhorando o entendimento sobre o assunto, ajuda também o aluno relacionar o passado com o presente e cresce a sua participação nas aulas.
      Bruna Brandel Meleck

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  7. Seu texto esta maravilhoso e bem contextualizado. Que dicas de metodologias você daria para os alunos de ensino Médio.

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  8. Quais os impactos que o uso desse tipo de ferramenta causam na aprendizagem escolar?
    Luiz Carlos Domezi Junior

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    1. Junior, acredito que os impactos geralmente são positivos, pois com o auxilio de ferramentas a aula acontece de maneira mais produtiva e clara. Sendo assim, o aluno consegue compreender melhor o conteúdo e encontra mais oportunidades de participar da aula, interagindo com o professor e não deixando exaustiva.
      Bruna Brandel Meleck

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  9. Prezadas Ana Letícia Pasquali Kziozek e Bruna Brandel Meleck.
    Belo texto escrito por vocês, foi um satisfação poder lê-lo. Como professora de História, também acredito que a utilização de músicas, filmes, paródias, etc. Podem trazer muitos benefícios ao alunos, facilitando a sua compreensão geral do assunto. Se faz necessário, lembrar os alunos de que o filme não é algo solto ou sem propósito, mas que tem o objetivo se somar e trazer benefícios. Sendo bem trabalhado, estes meios tendem a trazer sim, vários benefícios.
    Grata.
    Vanuza Mittanck

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    1. Vanuza, somos gratas pelo seu comentário, e ficamos muito felizes que tenha gostado!
      Sim, o professor necessita explicar a relação da ferramenta com a matéria, e questionar qual foi o entendimento do aluno no final das aulas para não deixar como algo solto no meio do conteúdo que está sendo passado.
      Bruna Brandel Meleck

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  10. Este comentário foi removido pelo autor.

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  11. Vocês tem mais alguma indicação de música ou banda para trabalhar o yema em sala de aula?

    Roseane Cristina Mazurechen

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    1. Cara Roseane, como respondi anteriormente para a Morgana, existem várias músicas sobre o tema, como por exemplo: Belsen was a gas – Sex Pistols, Angel of Death – Slayer, Pro brasileiro alemão é sopa – Natalino Cândido da Silva, Rosa de Hiroshima – Ney Matogrosso, One – Metallica, entre outras. Existem também alguns raps no youtube como este https://www.youtube.com/watch?v=uHKOiW4-7rw que são bem explicativos e podem contribuir bastante para o entendimento do aluno.
      Espero ter ajudado,
      Bruna Brandel Meleck

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  12. Concordo com essa iniciativa de ampliar os recursos que podem ser utilizados em sala de aula. Porém ao pensarmos essas estratégias devemos analisar se a estrutura escolar permitem o uso dos filmes o que para nós professores torna-se problemático, quais as estratégias que vocês acham que podem ser utilizadas para contornar esses problemas? Outra pergunta é se vocês tem sobre a literatura sobre a Segunda Guerra Mundial a mesma opinião dos filmes, quadrinhos e música enquanto ferramenta didática para o ensino na Segunda Guerra Mundial.

    Parabéns pela abordagem!

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    1. Boa tarde Caroline!
      Então, a gente sabe que como professor enfrentamos muitas dificuldades no preparo de aulas, principalmente quando a escola não possui a infraestrutura adequada. Acredito que neste momento precisa- se um cuidado, se você não pode utilizar os filmes , tentar então levar imagens em papel mesmo, imprimir as mesmas, mas que estejam inteiramente ligadas ao que você queria propor e atingir, esse é um meio, outra forma, seria o de levar livros didáticos diferenciados, para uma comparação. Acredito que essas são algumas soluções. Espero ter ajudado!
      Ana Letícia Pasquali Kziozek

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  13. Meu maior problema com a exibição de filmes é que tomam um tempo que vai além de um ou dois períodos, assim, somos obrigados a cortar o filme e dificultar a sua compreensão.por isso,costumo usar trechos de filmes. A melhor experiência que tive,em relação à II Guerra, foi exibindo o discurso final de "O Grande Ditador", e comparando-o a um discurso de Hitler.Desejo saber como vocês veem a exibição de um filme em dias diferentes para a compreensão dos alunos. Uma alternativa não seria selecionar momentos e exibi-los com mais coesão?
    Carlos César Bento Filho

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    1. César, existem vários empecilhos quando se utiliza de ferramentas, como o que mencionou. Acredito que fazer cortes pode ser bem interessante para facilitar, desde que produza sentido e não complique ainda mais a compreensão dos alunos, sendo assim um pedaço bem recortado e explicado é uma boa saída.
      Bruna Brandel Meleck

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  15. É muito interessante, principalmente para os jovens, o uso das histórias em quadrinhos. Nesse Simpósio por exemplo já vi esse tema ser trabalhado em outros artigos e minha pergunta agora é sobre os conteúdos disponíveis. Seria interessante usarmos os Quadrinhos já existentes, mas que não são histórias reais? Ou seria melhor criar novos Quadrinhos contando aquilo que realmente aconteceu na Segunda Guerra Mundial?
    Alexandre Antonio Cavalcante de Souza

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    1. Olá Alexandre!
      Sim os quadrinhos são importantes também como qualquer outro meio proposto. Sobre a utilização dos mesmos, acredito ser importante utilizar os quadrinhos já existentes, aqueles principalmente que abordem de maneira clara e que de preferência atendam as expectativas do tema proposto e ainda encontramos alguns baseados em fatos reais, isso vai de escolha e pesquisa de cada professor. Podemos também criar quadrinhos, após uma abordagem bem completa com os alunos, fazer eles colocarem a "mão na massa" e tornar assim a aula diferenciada e prazerosa para todos!
      Espero ter respondido, boa tarde!
      Ana Letícia Pasquali Kziozek

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    2. Obrigado pela resposta, fico satisfeito com ela.
      Essa sua sugestão de que os alunos criem os quadrinhos é bem melhor do que nós como professores o fazermos, de fato.
      Creio que assim estimulamos eles a trabalharem, além de adquirir o gosto pela escrita, ainda irão aprender a história de forma lúdica e prazerosa.

      Abraço.

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  17. Olá Ana e Bruna, parabéns pelo trabalho. Gosto bastante do tema sobre a utilização de diferentes mídias em sala de aula. Sobre a Segunda Guerra Mundial também é interessante utilizar as HQs do Capitão América, que trazem a visão estadunidense do conflito, assim como a animação "der fuehrer's face" da Disney, e analisar essas produções em sala de aula.

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    1. Ismael, obrigada pelas indicações, com certeza será de muita utilidade! Pretendo usar HQs em meu estágio futuramente, então fico muito grata mesmo.
      Bruna Brandel Meleck

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  18. Olá autoras, parabéns pela iniciativa! Gostaria de saber como foi trabalhar com todos elementos em sala de aula e como a reação dos/das aluna? o envolvimento deles/as? Gostaria de ouvir um pouco mais sobre suas experiencias e como isso colaborou na sua forma de ministrar aula.

    Obrigada!

    Talita

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  19. Olá e Boa noite. Gostei muito de como o trabalho foi construído.

    A questão do holocausto (Shoah é o termo mais adequado para tratar esse evento) normalmente é abordada com filmes, mas não dá forma correta e o professor tende a repetir o discurso que é nos dado pela película e não tratam de apontar erros os quais tornam os filmes mais "interessantes". Como tratar isso em sala de aula e como fazer esses apontamentos?



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  22. Boa Noite Ana Letícia e Bruna. Queria, primeiramente, parabenizar-lhes pela contribuição e experiência compartilhada conosco do uso dessas novas ferramentas em sala de aula. Muito proveitosas! Já lecionei História em turmas do 9° ano e recordei, atravéz do texto de vocês, a excelência de uma aula com filme. Na ocasião havia passado um filme chamado "Juventudes Roubadas" (2014), onde procurei contextualizar a Primeira Guerra Mundial e os transtornos que ela causou aos envolvidos. Senti uma necessidade de abordar outras questões para além daquela primeira sobre os motivos e consequências da guerra. Vi a escassez de pesquisas e abordagens sobre a participação masculina e feminina neste evento, e aproveitei a deixa para estudarmos em coletivo o cotidiano dos gêneros na primeira década do séc. XX e as mudanças que podemos observar hoje. Penso que, mais essencial do que discutir uma temática histórica é entender os sujeitos que fazem essas "histórias", sejam elas de guerra, de aventura ou de amor. Afinal, a História não se move sozinha.

    As minhas questões para as autoras, são as seguintes: Quais são as melhores maneiras de avaliar o conhecimento adquirido através dos filmes? Como tornar a avaliação um processo de aprendizagem concreto, onde o aluno possa perceber o processo histórico dos conflitos e reconciliações em sua realidade? Seria possível, para as autoras, haver um trabalho interdisciplinar com outras áreas de ensino?

    Agradecido mais uma vez pela divisão de experiências,
    Antônio Maírton Passos Matias.

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