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Neide Skakum

EXPERIÊNCIA NO PROJETO TECNOLOGIAS E LINGUAGENS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESQUISA E EXTENSÃO DE ALUNOS BOLSISTAS
Neidi N. Skakum
História da UNESPAR

O projeto Tecnologias e Linguagens para o ensino de história, no qual fui bolsista, sob orientação do professor Everton Crema, buscou trabalhar com a conservação e tratamento de fontes históricas, para seja possibilitado seu uso na prática do ensino, pesquisa e extensão. Essas fontes são em sua maioria processos trabalhistas e de cobrança, que se encontram no Arquivo Histórico da Unespar de União da Vitória.
A preservação de um arquivo é muito importe pois nela podemos encontrar a história de um grupo de pessoas ou do passado de uma localidade. É no arquivo que está guardada o resultado da produção humana de uma época, ali podemos encontrar respostas, sob um direcionamento correto, para compreendermos questões do presente. Como no Brasil não temos uma lei que regulamenta de que forma essa preservação deve ser feita, vários arquivos públicos acabam fazendo a conservação de seus documentos de maneira inadequada, acarretando em perdas para a história de um povo ou de uma localidade. Apesar do dever que o poder público tem em conservar a documentação que produz, e disponibilizar o acesso ao público, por falta de interesse em tornar esse material um instrumento de pesquisa, após um determinado período, optam por eliminá-lo ou repassar á instituições acadêmicas. O arquivo histórico da Unespar surgiu do interesse de alguns professores do colegiado do curso de História, em preservar a documentação do Fórum de União da Vitória, mas devido ao período em que não recebeu atenção adequada no arquivo, essa documentação acabou sendo prejudicada.
O arquivo histórico da Unespar possui processos da vara civil e da vara família, que foi repassada a instituição para que possibilitasse aos docentes e dissentes um apoio para suas pesquisas no âmbito de história local, sendo que essa documentação possui caráter de fonte primária. Os processos são datados desde meados dos anos de 1930, possuindo temas diversos como Ações de cobrança, depósito, despejo, executiva, de trabalho, Alvará, Anulação, Assento de óbito e testamento, Assistência jurídica, Busca e apreensão, Certidão de partilha, Concurso, nomeação, cargos na prefeitura, Consignação e pagamento, Desapropriação, Desquite e separação, Emancipações, tutela e curatela, Embargos, Indenização, Justificação, Mandado de segurança, Pagamento, Reclamação trabalhista, Reintegração de posse, Rescisão de contrato, Restauração de casamento, nascimentos, entre outros, que envolvem indivíduos e empresas de União da Vitória e região, possibilitando pesquisas de análises das relações de classe, relações trabalhista, e questões de leis trabalhistas e execuções de dívidas, sempre partindo de questões do presente.
O pesquisador pode explorar diversos aspectos da história local e assim aprimorar sua formação acadêmica, por conseguir ter um contato mais acessível com a fonte. O projeto de extensão realizado dentro do arquivo tornou possível esse contato e conhecimento do conteúdo de uma fonte, criando um elo entre o conteúdo aprendido na licenciatura com a prática. Quando conhecemos uma fonte, como por exemplo, os processos que estão no acervo do arquivo, á partir de uma orientação da maneira de como utiliza-las tanto na pesquisa como no ensino, aperfeiçoa-se assim a formação acadêmica tanto na licenciatura como na pesquisa.
Democratizar o acesso á essa documentação aos pesquisadores empenhados em criar um elo entre presente e passado, acaba gerando novas demandas para que esse material seja utilizado, mas que mantenha sua integridade. A digitalização é uma das formas de preservar essa documentação. Quando a fonte está digitalizada, permite-se o acesso á ela por meio do computador, onde o pesquisador tem acesso ao instrumento de pesquisa e ao documento virtual, evitando assim o manuseio excessivo do material físico, que pode acabar acarretando em maiores perdas á sua integridade, que já possuí uma certa fragilidade por conta do tempo.
O conteúdo do arquivo de história está disponível para pesquisa acadêmica, mas o ideal seria se todo o acervo estivesse digitalizado para uma melhor preservação, principalmente os processos crimes, por ser uma documentação mais antiga, mas a digitalização está sendo feita á medida que são aprovados projetos voltados para esse trabalho, contribuindo assim para a preservação da história local. Queremos que futuramente, o conteúdo do acervo esteja disponível no meio eletrônico, para que facilite o acesso aos pesquisadores, bem como divulgar a importância dos arquivos históricos e laboratórios de pesquisa para pesquisadores de fora da instituição, que possuem pesquisas voltadas para o âmbito local, ampliando assim sua possibilidade de uso na produção de conhecimento.
A primeira tarefa realizada no início do projeto foi a organização das caixas que contêm os processos, recolocação de processos que estavam espalhados pela sala nas referentes caixas, depois foi feito o registro do assunto de cada caixa em uma planilha no Excel juntamente com o numero de caixas, na sequência se deu início a digitalização, o primeiro tema digitalizado foi “executivo fiscal”, utilizando pincel e luvas descartáveis foi feita a higienização de cada página para retirar resquícios de sujeira e pó, depois realizamos pequenos reparos com os materiais disponíveis e então passamos a fotografar página por página de cada processo, após  fotografar todo o conteúdo da caixa, passamos as imagens para o computador e editamos as imagens, corrigindo a iluminação, posição de ‘quadro’ e a partir daí foi renomeado cada imagem de acordo com o numero de registro do processo. Cada processo digitalizado foi separado em uma pasta no computador, nesta pasta contem as imagens de cada página do processo e um arquivo do Word em modelo de ‘instrumento de pesquisa’ que trás as principais informações deste processo, como local, data, nome dos envolvidos bem como um pequeno resumo do conteúdo escrito do processo e data da transcrição, após isso, os processos físicos são colocados novamente nas caixas e voltam para a estante.
Também foram registrados em planilha os demais documentos que o arquivo possui, como jornais, revistas, fitas de vídeo, CDs, livros, mapas, documentação da instituição, folders, fotografias, entre outros.
Com a experiência do projeto, obtivemos uma melhor compreensão da importância de um arquivo histórico e da preservação de seu conteúdo, bem como tivemos o conhecimento da possibilidade de uso para esse material na produção e conhecimento. Através do que é produzido á partir de seu conteúdo é possível preservar, relembrar e compreender a história local, pois á partir de novas abordagens é possível obter novas visões para um determinado fato.
Apesar do período do projeto ter sido curto, de alguma forma acabou contribuindo para a preservação da documentação, e também para dar mais visibilidade aos arquivos históricos, e de suas possibilidades.

Referências
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